domingo, 20 de junho de 2010

Pacto por Fortaleza


Encontro na Câmara discute Pacto por Fortaleza

Jornal O POVO 19/06/2010 17:00



Objetivo é debater os desafios da cidade nos próximos 10 anos. Ao final das discussões, um documento será elaborado com propostas para o desenvolvimento urbano sustentável

Fortalezenses, empresários, pesquisadores e vereadores se reuniram ontem, na Câmara Municipal, para o I Encontro do Pacto por Fortaleza - A cidade que queremos até 2020. O pacto, lançado no final de maio, é uma iniciativa da Câmara que pretende discutir os desafios da cidade nos próximos 10 anos. Até novembro, haverá mais duas reuniões que resultarão em um documento com sugestões para o desenvolvimento sustentável de Fortaleza.

Para debater sobre diversos aspectos da cidade, o pacto está dividido em cinco eixos temáticos: Segurança Pública e Cidadania; Desenvolvimento Econômico e Social; Qualidade de vida; Mobilidade Urbana e Resíduos Urbanos e Geração de Renda.

O presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PT), classifica o encontro como “um momento inovador”. “Queremos chamar a sociedade civil organizada para debatermos os desafios de Fortaleza e pensarmos o que podemos fazer para contribuir com a nossa cidade, não só para hoje, mas até 2020”, afirma.

Segurança O professor do departamento de Ciências Sociais da UFC, César Barreira, coordena o eixo sobre segurança pública e cidadania do pacto - um dos mais procurados no encontro de ontem. “Esse é um trabalho conjunto. Vamos ver o que temos na segurança pública e o que queremos”, diz. Barreira, que coordena o Laboratório de Estudos da Violência da UFC, lembra que a violência é um dos problemas sociais que mais preocupam as pessoas. “Há uma discussão se há relação entre a sensação de insegurança e a real criminalidade. Eu acredito que há uma relação direta”, afirma.

(Mariana Lazari/Especial para O POVO)

Nenhum comentário: