terça-feira, 1 de junho de 2010

Violência e segurança pública - Jornal O POVO

Artigo publicado no Jornal O POVO

Violência e segurança pública

Ricardo Arruda
Doutor em Sociologia (UFC/Universidade Lyon 2)
ricarruda@yahoo.com.br
01 Jun 2010 - 04h21min

O fenômeno social da violência tem ocupado uma posição de destaque nas discussões a respeito da segurança e insegurança pública no Estado do Ceará. Todas as falas convergem para a conclusão de que, em intensidade e proporção, a violência difusa tem se revelado como um dos maiores e mais graves problemas sociais que vem sofrendo o Estado do Ceará como um todo e, em especial, a cidade de Fortaleza.

Nesse sentido, violência, criminalidade e segurança pública são temas bastante recorrentes nos noticiários e no repertório das conversas informais dos cidadãos. Aumento do narcotráfico (sobretudo do crack), superpopulação carcerária, execuções sumárias (cometidas por grupos de extermínio e pistoleiros), latrocínios, entre outros graves delitos, aliam-se normalmente à descrença da população nas instituições responsáveis pelo monopólio coercitivo do emprego da força e na Justiça Criminal.

Este cenário crítico revela também elevação dos sentimentos de medo e insegurança da população combinado com processos de mudança comportamental na vida dos cidadãos e a uma nova reconfiguração espacial da cidade. Simbólica e materialmente as estruturas da cidade e de seus cidadãos vêm sendo modificadas por causa do medo da criminalidade violenta. Casas com muros altos, espaços privatizados e monitorados, cercas elétricas, em suma, estamos progressivamente criando minifortalezas dentro da grande Fortaleza.
O novo desenho da cidade nos lembra que a privatização da segurança tem crescido à medida que aumenta o descrédito nas instituições da lei e da ordem & as forças policiais e o sistema judiciário. As estatísticas criminais apontam para o problema mais grave dentro desse gradiente de violência, que é o crescimento do número de homicídios. O alto índice de homicídio tem sido um dos principais indicadores que é preciso refletir a respeito das ações do Estado no campo da segurança pública.

É nessa perspectiva que o Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (LEV/UFC) propõem, em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza, e no âmbito do projeto ``Pacto por Fortaleza``, pesquisar e compreender, de forma abrangente, como se reflete o binômio violência e segurança pública na cidade de Fortaleza, e mais especificamente analisar os enfrentamentos e conflitos na política de segurança pública e como eles são revelados no âmbito da municipalidade. A partir dessa pesquisa será produzido um diagnóstico sobre a (in)segurança pública na cidade, apontando, ao final, propostas de políticas públicas na área da segurança.

Nenhum comentário: