terça-feira, 22 de junho de 2010

EIXO 1 DEBATE CAMPANHA CÍVICA PELA CIDADANIA

Como desejamos que Fortaleza esteja até 2020 quanto à segurança pública e cidadania? O que se deve fazer para alcançar essa visão de futuro? Essas duas perguntas serviram como provocação ao debate realizado na Câmara Municipal de Fortaleza, sábado último, durante “O Pacto em Discussão”, pelos integrantes do Eixo 1: Segurança Pública e Cidadania.

Para coordenador acadêmico, Prof. Dr. César Barreira, é preciso pensar nos conceitos de cidadania e direitos humanos, ao debater o tema segurança pública. Ele defendeu uma campanha cívica no Brasil sobre cidadania. “Só com as questões pontuais, não se avança muito”, sustentou.

O Vereador Adelmo Martins (PR) destacou ser a educação o melhor caminho para combater a violência: “é preciso educar as crianças para não punir os adultos. Quem muda e transforma a vida das pessoas é a educação. Não a educação com competitividade. Uma educação onde as pessoas aprendam a ser cidadãos”.

Já a vereadora Verônica Gurgel (PP) defendeu a realização de mais concursos para a Guarda Municipal e a regulamentação dos vigias particulares que atuam à noite e, nos finais de semana. “É preciso investir em tecnologia para combater os abusos sexuais”, completou, ao sugerir ainda a criação do programa “Bolsa Formação Municipal”.

O vice-presidente do Grupo de Comunicação O Povo, João Dummar Neto, destacou a necessidade de participação do Poder Executivo no Pacto por Fortaleza – A Cidade que Queremos até 2020. Membro do conselho de Cidadania, ele ressaltou a indignação como meio para provocar mudanças.

Reportagem da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza.

Nenhum comentário: