terça-feira, 22 de junho de 2010

CINCO EIXOS BALIZAM AS DISCUSSÕES DO ENCONTRO “O PACTO EM DISCUSSÃO"


1/06/2010 - 15:08

Os participantes do “Pacto Por Fortaleza – A Cidade que Queremos até 2020”, durante o encontro “O Pacto em Discussão”, dividiram-se nos cinco eixos de atuação do projeto: Segurança Pública e Cidadania; Desenvolvimento Econômico e Social; Qualidade de Vida; Mobilidade Urbana; Resíduos Sólidos e Geração de Renda. Perguntas geradoras deram norte ao trabalho, estimulando a participação de todos quanto ao diagnóstico e a formulação de um cenário ideal para a cidade.

O Eixo 1, Segurança Pública e Cidadania, tem como coordenadores os professores doutores César Barreira e Ricardo Arruda, e trabalha o mapeamento da segurança pública e da violência em espaços urbanos da cidade de Fortaleza, consideradas dos como sendo mais graves problemáticas enfrentadas pelas grandes metrópoles nas últimas décadas.

O Eixo 2, Desenvolvimento Econômico e Social, sob a coordenação dos professores doutores Irlys Barreira e Américo Moreira, vem pondo em questão a cidade como projeção, destacando a desigualdade socioeconômica, segregação e espaço público.

O Eixo 3, Qualidade de Vida, é coordenado pelos professores doutores Eustógio Dantas, Maria Elisa Zanella e José Borzacchiello, aborda questões ligadas à vulnerabilidade socioambiental de Fortaleza, considerando o estudo do ambiente urbano, articulando a dinâmica social à natural.

O Eixo 4, Mobilidade Urbana, sob a coordenação de Nadja Glheuca Montenegro, Elisabeth Pinheiro e Waldemiro Pereira, discute, dedica atenção à atual crise de mobilidade por que passa Fortaleza. Levantar as causas e apontar soluções para o trânsito são metas definidas pelo grupo.

O Eixo 5, Resíduos Sólidos e Geração de Renda, que tem como coordenador o professor Ph.D. João Bosco Furtado Arruda, foca sua atuação no estudo da cadeia produtiva de resíduos em Fortaleza com foco na utilização de insumos no setor de geração de gás e biodiesel.

Após o almoço, que foi servido na própria Câmara, os participantes voltaram à plenária para apresentação da síntese das discussões nos grupos. Os relatores pontuaram os principais temas abordados em cada eixo. Um debate mais aprofundado das considerações serviu para o fechamento do primeiro encontro “O Pacto em Discussão”.
Reportagem da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza.

Nenhum comentário: