quinta-feira, 29 de outubro de 2009

33º Encontro Anual da ANPOCS


No período de 26 a 29 de outubro de 2009, Caxambu - MG, sediará o 33º Encontro Anual da ANPOCS. Este evento reuni Sociólogos, Antropólogos e Cientistas Políticos de todo o país para que possam expor suas pesquisas e pensar novas perspectivas para os estudos das Ciências Sociais no Brasil.

Sobre a ANPOCS :

A ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977, para aglutinar e representar centros de pesquisa e programas de pós-graduação que atuam no campo das Ciências Sociais. Com uma participação inicial de 14 centros e/ou programas, conta hoje com a filiação de 86 instituições que têm na Sociologia, na Antropologia e na Ciência Política seu campo de atuação. Diferentemente de outras associações científicas, a ANPOCS filia sócios institucionais, e não pesquisadores individuais.

Estatutariamente, a ANPOCS é composta por um Conselho Diretivo, um Conselho Fiscal e por sua Assembléia Geral. O Conselho Diretivo é integrado por um Presidente, um Secretário Executivo, um Secretário Adjunto e três Diretores, eleitos por um mandato de dois anos, cujas funções encontram-se descritas no Estatuto. Tendo em vista o crescimento e a complexidade de suas atividades e, para melhor responder às demandas da comunidade e àquelas formuladas pelas fundações nacionais e internacionais, foram criadas ao longo dos anos diversas câmaras de assessoramento à Diretoria - as comissões e comitês assessores -, o que tem possibilitado que a Associação seja, efetivamente, um instrumento a favor da crescente institucionalização de uma comunidade brasileira de cientistas sociais articulada em âmbito nacional.

As atividades de rotina da ANPOCS incluem a realização do Encontro Anual, um concurso de bolsas e de dotações para pesquisa, as reuniões periódicas dos diversos comitês assessores e da própria Diretoria e as publicações.(FONTE: www.encontroanpocs.org.br)

PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO ACESSE:
http://www.encontroanpocs.org.br/2009/?id_conteudo=15

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

I WORKSHOP SOBRE ABORDAGENS QUANTITATIVAS À CRIMINALIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA



O I Workshop sobre Abordagens Quantitativas à Criminalidade e Segurança Pública pretende expandir as discussões sobre criminalidade, violência e segurança pública no país, buscando contribuir com propostas de soluções para este grave problema da sociedade brasileira. Com a participação de pesquisadores, professores, gestores públicos e privados, bem como público em geral de diversas áreas (Economia, Sociologia, Estatística, Administração, Criminologia, Direito e etc.), o encontro pretende propiciar um espaço de reflexão científica sobre o tema. Esta também será uma oportunidade única para o início do desenvolvimento de uma rede pesquisa acadêmica sobre o tema baseada em metodologias quantitativas. (Informações retiradas do site do evento)
  • O Laboratório de Estudos da Violência se fará presente na Sessão 07 com o artigo:O Ronda em Revista: Como Andam as Estatísticas de Cesár Barreira e Maurício Russo. O workshop acontecerá amanhã, dia 22 de outubro no Miniauditório do BNB/Fortaleza.
*BNB Av. Paranjana, 5.700.
Segue abaixo o link da programação do evento:

sexta-feira, 16 de outubro de 2009


O Laboratório de Estudos da Violência (LEV), participa mais uma vez da “Semana de Visitas a Delegacias de Polícia”, um evento global e único organizado para: 1) avaliar a qualidade de serviços prestados por departamentos de polícia, 2) identificar boas práticas policiais, 3) fortalecer a prestação de contas pela polícia no que diz respeito ao público que a mesma serve e 4) promover os direitos humanos. Neste ano, em sua terceira edição, a “Semana de Visitas a Delegacias de Polícia” ocorrerá entre os dias 26 e 30 de outubro de 2009, simultaneamente, em 16 países, incluindo o Brasil. Nesta ocasião, os visitantes analisam a qualidade do serviço que a polícia oferece ao público, a partir de um questionário desenvolvido com o propósito de permitir a avaliação das delegacias de polícia no que se refere a cinco itens: 1) orientações para a comunidade; 2) condições materiais; 3) tratamento igualitário e sem preconceito; 4) transparência e prestação de contas; 5) condições de detenção. As visitas serão realizadas simultaneamente em 9 (nove) cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Belém do Pará e Goiânia. Em cada cidade serão visitadas, pelo menos, 20 (vinte) delegacias distritais e 1 (uma) delegacia especial de atendimento a mulher. Este projeto é coordenado pela Altus (www.altus.org), entidade de aliança global que atua em vários continentes e adota uma perspectiva multicultural para melhorar a segurança pública e o sistema de justiça criminal.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009