segunda-feira, 10 de agosto de 2009


Em parceria com o NEV/USP, a UFC, através do Laboratório de Estudos da Violência, participa de mais um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, o de Violência, Democracia e Segurança Cidadã. O projeto será coordenado no Ceará pelo gestor Professor Titular do Departamento de Sociologia César Barreira (LEV/UFC).

Além do LEV (Laboratório de Estudos da Violência) o Instituto contará com a participação dos seguintes laboratórios associados:

Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP)

Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU/UFRJ)
Núcleo de Estudos de Violência e Cidadania (UFRGS)

Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEVIS/UnB)
Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (CLAVES/FIOCRUZ)
Fórum Brasileiro de Segurança Pública

INCT - Violência, Democracia e Segurança Cidadã

O objetivo principal do instituto é o estudo da democracia sob a perspectiva do Estado de Direito Democrático, entendido como acesso universal à proteção da lei e às garantias aos direitos humanos, livre da violência – especialmente daquela resultante das ações dos agentes do Estado e do crime organizado, que constituem graves ameaças à segurança pública e a um governo democrático.

O programa de pesquisa propõe responder algumas questões a respeito de qual qualidade de democracia e governança pode se desenvolver em um ambiente onde persistem graves violações de direitos humanos e onde há territórios dominados pelo crime organizado, corrupção sistêmica, elevadas taxas de homicídio, impunidade, acesso limitado aos direitos civis e ausência de cultura de direitos humanos como suporte para o Estado de Direito. Tal parece ser o contexto social e político no Brasil contemporâneo.

Fonte: http://www.nevusp.org/inct/

*Para mais informações acesse:

http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=1887&Itemid=1

http://www.nevusp.org/inct/