sábado, 28 de março de 2009

Jornal Diário do Nordeste 28/03/2009

VIOLÊNCIA

Conflitos sociais é tema do último dia de seminário

O pesquisador angolano-canadense Daniel Santos encerrou, ontem à noite, o seminário “Violência e Conflitos Sociais: trajetórias de pesquisa”, que marca os 15 anos do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa, ele falou sobre as novas formas de controle social na modernidade.

Vigilância por meio de câmeras nas residências e nas ruas, controle exacerbado das fronteiras, combate à imigração, crescimento das empresas privadas de segurança, leis que promovem a intolerância em relação aos estrangeiros são alguns dos exemplos apontados pelo pesquisador de novos instrumentos de controle social. Para ele, são medidas implantadas pelo Estado a partir do medo e da perspectiva de garantir a integridade social.

“O problema é que esses mecanismos de controle social acabam por se tornar ineficazes exatamente por constituir o contrário de que prometem garantir à sociedade. Foi a partir desse medo que os Estados Unidos, após o 11 de setembro, conseguiram implantar uma série de leis inconstitucionais sob o pretexto de combater o terrorismo. Mas o que se vê é a legalização da tortura em pleno Estado democrático de direito”, observa.

Para Daniel Santos, o que esses mecanismos de controle social criam não passa de uma sensação de segurança e apazigumento de conflitos. “As regras acabam por ter um valor simbólico diante das mudanças constantes pelos quais o mundo passa atualmente”.

O professor acredita que é preciso fortalecer os laços de cidadania, diálogo e tolerância entre os sujeitos para impedir os abusos cometidos pelo Estado em nome de uma pretensa segurança.

sexta-feira, 27 de março de 2009

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE 27/03/2009

VIOLÊNCIAS E CONFLITOS SOCIAIS

Abordagem policial motiva denúncias ao LEV

Discussões da mesa-redonda, ontem, se concentraram na relação estabelecida entre a polícia e a comunidade

Denúncias de desrespeito aos direitos humanos, precariedade do sistema prisional e falta de políticas públicas de segurança. Esses foram os temas discutidos, ontem, no seminário “Violências e Conflitos Sociais: trajetórias de pesquisa”, na Universidade Federal do Ceará (UFC). De acordo com César Barreira, fundador e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), uma das principais denúncias percebidas nas pesquisas realizadas diz respeito à abordagem da polícia aos moradoras da periferia.

Por isso, explicou, as discussões da mesa-redonda “Segurança pública, instituições e direitos humanos” se concentraram nessa relação: polícia x comunidade. “Estamos estudando a implantação de uma polícia comunitária, cidadã, que respeite os direitos humanos”.

Rosemary Almeida, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pesquisadora do LEV, confirma os desafios do relacionamento entre polícia e comunidade. “Um dos desafios é a ambigüidade dos policias de hoje, divididos entre duas visões, a de uma polícia cidadã ou a de uma autoritária, como antigamente”. A professora exemplificou o problema com depoimentos colhidos em sua pesquisa para a tese de doutorado . “Um policial diz que, se não agir com autoridade, não é respeitado. Outro, mais jovem, conta que é preciso estar atento para não confundir cidadão com bandido”.

Rosemary Almeida acrescentou que essa ambigüidade deixa o policial confuso entre o desejo de mudança e a permanência da mentalidade do autoritarismo. “É preciso trabalhar esse conflito de forma a aproveitar e estimular o desejo para o bem, para a cidadania”.

Dentre os expositores da mesa, a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Glaucíria Mota, apresentou a estrutura da política de segurança pública no Estado do Ceará a partir do ano de 1997. “A partir das crises ocorridas nesse ano, com greves na polícia civil e denúncias de corrupção, cria-se um esboço de políticas públicas apoiadas em um tripé de modernização, moralização e participação”. Ela enfatiza que uma coisa são as ações da polícia, outra é ter uma política de segurança pública.

Para vivenciar a realidade de uma instituição prisional e conhecer o cotidiano do presídio, a também professora da UFC, Celina Lima, focou sua tese de doutorado no Instituto Penal Paulo Sarasate, em Fortaleza. “Queria tentar entender o que significa viver dentro de um presídio na lógica de quem vive e trabalha lá”. Entre as conclusões, destacou que, para ela, a sociedade prefere fingir que os presos não são problema dela. “Porém, a cadeia é uma escola de criminalidade”.

O professor Eduardo Paes Machado, da Universidade Federal da Bahia, afirmou ser de suma importância essas pesquisas e debates para expor a precariedade do sistema prisional brasileiro. “Isso expressa a pouca responsabilidade que os governos assumem com os presos no Brasil”.

quinta-feira, 26 de março de 2009

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE 26/03/2009



DIREITOS HUMANOS

Legislações contraditórias

Sérgio Adorno é professor da USP e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência

MATÉRIAS RELACIONADAS

O pesquisador Sérgio Adorno, da USP, falou sobre os avanços e retrocessos na promoção dos direitos humanos

Os limites e os avanços para a promoção dos direitos humanos. Esse foi o tema do segundo dia do seminário “Violência e Conflitos Sociais: trajetórias de pesquisa”, promovido pelo Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e que acontece até amanhã. A palestra “Direitos Humanos e Justiça” foi proferida pelo pesquisador Sérgio Adorno, professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência.

Após esboçar a trajetória das lutas pela promoção de direitos humanos desde as revoluções liberais até a Segunda Guerra Mundial, ele apresentou algumas contradições em relação a inúmeras legislações escritas em prol da promoção e respeito desses direitos.

“O que acontece é que, muitas vezes, nem todos os países se tornam signatários dessas declarações e protocolos. Em contrapartida, alguns dos países que assinam esses tratados não os cumprem, tornando-se mais um avanço na agenda de propostas do que algo que realmente tem efetividade”, comenta o pesquisador.

Ele cita como exemplo o caso do menino Sean, por quem é travada uma luta judicial entre Brasil e Estados Unidos. “A justiça brasileira acaba levando em conta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e não o tratado que o País assinou sobre o tema”, revela.

Sobre a efetividade dos direitos humanos, Sérgio Adorno disse que, mesmo com todas as lutas e legislações, a ocorrência dos mais diversos tipos de violação aos direitos humanos mostra que ainda é preciso um esforço maior para torná-las realmente eficazes. Com relação ao Brasil, ele acredita que ainda são necessárias mais pesquisas sobre a história dos direitos humanos no País.

Ele destacou importantes lutas recentes, como as manifestações e atos pela anistia e a Campanha Diretas Já, ocorridas durante o regime de exceção militar. “É interessante perceber também a escalada da violência após a ditadura. Setores de direita consideram que ela foi provocada pela fragilização dos órgãos de segurança, mas forças de esquerda acreditam que a falta de justiça social acabou levando a essa realidade”, comenta.

quarta-feira, 25 de março de 2009

PROGRAMA CENA PÚBLICA 25/03/2009



Jornal Diário do Nordeste, 25/03/2009

SEMINÁRIO VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS

Abertura discute América Latina

Roberto Briceño-Léon, da Venezuela, ministrou palestra sobre “Violência e América Latina”

Palestra destacou a importância das instituições para enfrentar violência

Universitários, professores, representantes de ONGs e agentes de segurança pública assistiram, ontem à noite, a abertura do seminário “Violência e Conflitos Sociais: trajetórias de pesquisa”. O seminário é realizado em comemoração aos 15 anos do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), desenvolvido pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC). A solenidade ocorreu no Auditório Castelo Branco, na Reitoria da UFC.

O coordenador do LEV, César Barreira, abriu o seminário com um balanço das atividades realizadas pelo laboratório ao longo desses 15 anos, principalmente no campo de pesquisas coletivas. Em seguida, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, falou sobre a importância do seminário.

“A violência é um fenômeno complexo e um grande desafio para a segurança pública. Esperamos que este seminário possa discutir essas questões e contribuir para a melhoria dessa realidade”, ressalta.

A palestra de abertura, “Violência e América Latina”, foi proferida pelo professor Roberto Briceño-Léon, da Universidade Central da Venezuela. Em sua fala, ele apresentou uma análise sobre duas explicações possíveis para o incremento da violência na América Latina.

“Em todos os países existe a presença da violência, mas ela nunca ocorre na mesma magnitude. No caso da América Latina, por exemplo, há países com uma taxa muito baixa de homicídios, como o Uruguai, a Costa Rica. No Chile, há cinco homicídios por 100 mil habitantes, em média. Por outro lado, há países como Colômbia e Venezuela, onde esse número pode chegar a uma média de 30 a 50 homicídios por 100 mil habitantes”, revela.

Segundo ele, as condições sociais e, principalmente, as condições institucionais são determinantes para o incremento da violência nesses locais. “Quanto mais frágil são as instituições sociais, os órgãos de segurança, a possibilidade de punir os que cometem crimes, maior será a manifestação dessa violência”.

segunda-feira, 23 de março de 2009





Amanhã, dia 24/03, o professor César Barreira estará no programa "Bom dia Ceará", falando sobre o seminário comemorativo dos 15 anos do LEV. Também amanhã, o pesquisador do LEV Ricardo Arruda, estará na TV Assembléia, às 8h30, representando o Laboratório em entrevista a respeito do seminário e das atividades do LEV.


Seminário Violência e Conflitos Sociais: Trajetórias de Pesquisa




CONFERÊNCIAS E MESAS REDONDAS


CONFERÊNCIAS:

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: VIOLÊNCIA E AMÉRICA LATINA
Prof. Roberto Bricenõ-León (Universidade Central da Venezuela)
Dia 24 de Março
Horário: 19h30min
Local: Auditório Castelo Branco (Reitoria UFC)

2ª CONFERÊNCIA: JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
Prof. Sérgio Adorno (USP)
Dia 25 de Março
Horário: 17h00
Local: Auditório Luiz de Gonzaga do DCS

3ª CONFERÊNCIA: LINCHAMENTOS, CHUVA PRESA NO CÉU E CÓLERA SOCIAL: VIOLÊNCIA E CATARSE
Prof. Carlos Serra (Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique)
Dia 26 de Março
Horário: 17h00
Local: Auditório Luiz de Gonzaga do DCS

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: MODERNIDADE E NOVAS FORMAS DE CONTROLE SOCIAL
Prof. Daniel Santos (Universidade de Ottawa/Canadá)
Dia 27 de Março
Horário: 17h00
Local: Auditório Castelo Branco da UFC


MESAS REDONDAS:

1ª MESA-REDONDA: JUSTIÇA, CIDADANIA E VIOLÊNCIA
Dia 25 de Março
Horário: 09h00 – 11h30min.
Local: Auditório Luiz de Gonzaga do DCS
Coordenação: Prof. César Barreira (LEV-UFC)
Debatedor: Prof. Roberto Kant de Lima (UFF)
Expositores: Élcio Batista (LEV-UFC), Geovani Jacó de Freitas (LEV-UECE), Cláudia Lopes (FIC), Leonardo Sá (LEV-UFC), Teresa Nobre (UFS)

2ª MESA-REDONDA: SEGURANÇA PÚBLICA, INSTITUIÇÕES E DIREITOS HUMANOS
Dia 26 de Março
Horário: 09h00 – 11h30min.
Local: Auditório Luiz de Gonzaga do DCS
Coordenação: Prof. Martônio Mont Alverne (UNIFOR).
Debatedores: Prof. Renato Lima (Fórum Brasileiro de Segurança Pública)
Prof. Eduardo Paes-Machado (UFBa)
Expositores: Antonio dos Santos Pinheiro (LEV-URCA), Glaucíria Brasil (LEV-UECE), Rosemary Almeida (LEV-UECE), Celina Lima (LEV-UFC)

3ª MESA-REDONDA: JUVENTUDE E ESPAÇOS DE CONFLITUALIDADE
Dia 27 de Março
Horário: 09h00 – 11h30min.
Local: Auditório Luiz de Gonzaga do DCS
Coordenação: Plauto Ferreira (SSPDS)
Debatedor: Prof. José Luiz de A. Ratton Jr. (UFPE)
Expositores: Camila Holanda (LEV-UFC), Domingos Abreu (LEV-UFC), Clodomir dos Santos (LEV-UFC), Glória Diógenes (UFC).

4ª MESA-REDONDA: VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS

Dia 27 de Março
Horário: 14h00 – 16h30
Local: Auditório Luiz de Gonzaga do DCS
Coordenação: Prof. César Barros Leal (UFC)
Debatedor: Prof. Luiz Antônio Machado da Silva (UFRJ)
Expositores: Assuéro Ferreira (UFC), Jesus Izquierdo (LEV-UFC), Ricardo Arruda (LEV-UFC), Luiz Fábio Silva Paiva (LEV-UFC), José Raimundo Carvalho (LEV-UFC).

Jornal O Povo, 21/03/2009

Fortaleza UFC


Os 15 anos do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) serão comemorados com a realização de um seminário. Violência e conflitos sociais: trajetórias de pesquisas será a temática do evento, que ocorre de 24 a 27 deste mês.

O LEV é uma unidade do programa de graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A abertura será às 19 horas de terça-feira, 24, no auditório da Reitoria. O professor Roberto Briceño León, da Universidade Central da Venezuela, fará a conferência Violência e América Latina.

quarta-feira, 18 de março de 2009


Seminário Violência e Conflitos Sociais: Trajetórias de Pesquisa







Lista dos trabalhos aprovados nos seus respectivos GT's. Lembramos que cada inscrito disporá de 15 minutos para sua apresentação. Caso desejem utilizar equipamento de projeção, entrem em contato, impreterivelmente, no dia 23/03 com a equipe de organização do evento no LEV.
Bom seminário!



GT 1: NARRATIVAS E IMAGINÁRIOS DA VIOLÊNCIA
Coordenadores: Luiz Fábio Silva Paiva e Geovani Jacó de Freitas


1ª Sessão – dia 25/03/2009 às 14h
Local: CETREDE – SALA 06
1 Trabalho: Políticas Públicas de Enfretamento à Violência contra a Mulher: A Experiência da Casa Abrigo de Fortaleza.
Autora: Larissa Maria Fernandes Gaspar lafgaspar@yahoo.com.br

2 Trabalho: Aplicabilidade do policiamento montado conforme a filosofia de polícia comunitária.
Autor: Claudomiro Silva cssmiro@hotmail.com

3 Trabalho: Da caserna para a rua: a estrutura e os processos de formação dos soldados de fileiras da Polícia Militar.
Autor: Ronaldo Barros ronaldombarros@yahoo.com.br

4 Trabalho: Cenários da desordem: o MST na perspectiva da revista “Veja”.
Autor: Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello marcospaulo_campos@yahoo.com.br

5 Trabalho: Janelas para o mundo: significados que pais, adolescentes e crianças constroem sobre os direitos da criança e do adolescente, a partir da mídia televisiva.
Autora: Regina Pacis Timbó Ferreira regina_timbo@hotmail.com

6 Trabalho: Castigo físico em crianças nas famílias de Fortaleza.
Autor: Wanderson Correia de Oliveira Cavalcante wandersoncavalca@hotmail.com

2ª Sessão – dia 26/03/2009 às 14h
Local: CETREDE – SALA 06
1 Trabalho: Estética da crueldade: body art e performance sadomasoquista.
Autor: José Juliano Barbosa Gadelha cartografiasdodesejo@hotmail.com

2 Trabalho: A homofobia, sua produção e reprodução no meio social.
Autora: Waldiane Sampaio Viana waldianee@yahoo.com.br

3 Trabalho: Matei Por quê?: o universo imaginário de atos infracionais praticados por “meninas em conflito com a lei”.
Autora: Rilda Bezerra de Freitas rildabezerra@hotmail.com

4 Trabalho: A construção discursiva do “Abril Vermelho”: análise da cobertura midiática dos atos do MST.
Autora: Helena Martins
5 Trabalho: A Violência nossa de cada dia: o cotidiano imagético da violência no alto sertão paraibano.
Autor: Antonio Marcelo Cavalcanti Novaes cavalcantinovaes@hotmail.com

6 Trabalho: Percursos da individualização: problemas de reconhecimento e conflitos.
Autor: Julien Zeppetella jzeppetella@gmail.com




GT2 – SOCIABILIDADES, SOCIALIDADES E REDES SOCIAIS. Coordenadores: Camila Holanda e Leonardo Damasceno de Sá


1ª Sessão – dia 25/03/2009 às 14h
Local: CETREDE – SALA 07
1 Trabalho: A lei do murici: a violência nas falas dos moradores de rua da cidade de Fortaleza.
Autor: Ricardo Oliveira de Souza mt14_23@yahoo.cpm.br,
ricksouz_2@hotmail.com
Co-autor: Louise Ferreira Gomes louisefgomes@gmail.com

2 Trabalho: Torcidas organizadas de futebol: alianças e conflitos no Norte / Nordeste.
Autor: José Carlos Bastos Emidio emidio84@gmail.com
Orientadora: Glória Diógenes

3 Trabalho: Entre consensos e dissensos: a tessitura do atendimento a crianças e adolescentes em situação de moradia nas ruas de Fortaleza.
Autora: Natália Pinheiro Xavier nataliapxavier@yahoo.com.br

4 Trabalho: Entre processos identificatórios e rupturas: a rua como espaço de socialização na comunidade do Lagamar.
Autora: Juliana Nogueira Avelar jnavelar@gmail.com

5 Trabalho: Unidos pelo controle: um estudo sobre a sociabilidade juvenil nas locadoras de videogames na periferia de Fortaleza.
Autor: Daniel Costa Valentim danielvalentim@gmail.com

6 Trabalho: Atuação em psicologia social com mulheres vítimas de violência na comunidade do Putiú – Quixadá.
Autoras: Cicera Cyntia Alves (NEPUC-FCRS), Juliana Fernandes (NEPUC-FCRS), Ana Cláudia Olimpio da Silva (NEPUC-FCRS), Ednelliane Benevides Cavalcante (NEPUC-FCRS), Karine Braga da Cunha (NEPUC-FCRS), Aline Maria Barbosa Domício (NEPUC-FCRS)

2ª Sessão – dia 26/03/2009 às 14h
Local: CETREDE – SALA 07

1 Trabalho: Cidadania e sociabilidade em “tempos de violência”.
Trabalho: Clodomir Cordeiro de Matos Júnior clodomircordeiro@yahoo.com.br

2 Trabalho: Tráfico de drogas: uma organização regida pelo capital.
Autora: Juliana e Silva de Oliveira jusoliveira@hotmail.com
Co-autor: Prof. Dr. Cássio Adriano Braz de Aquino ca.aquino@uol.com.br

3 Trabalho: Fluxo do desejo homossocial e espaços (quase) invisíveis na cidade.
Autor: Cristian Paiva (UFC/NUSS) cristianpaiva@uol.com.br

4 Trabalho: Controle urbano e luta por moradia: a atuação do movimento dos conselhos populares na reelaboração do Plano Diretor de Fortaleza.
Autor: Pedro Wilson Oliveira da Costa Junior – pedrojr9@yahoo.com.br

5 Trabalho: A Sociologia de volta ao Ensino Médio.
Autora: Patrícia Pereira Cunha patricia_let@yahoo.com.br



GT3: CONTROLE SOCIAL E ESPAÇOS INSTITUCIONAIS
Coordenadores: Élcio Batista, Thiago Vasconcelos, Robson Carvalho e Antônio Marcos da Silva


1ª Sessão – dia 25/03/2009 às 14h
Local: CETREDE – SALA 08
1 Trabalho: Segurança pública, polícia cidadã.
Autor: Antonio Pinheiro antoniopinheiro924@hotmail.com

2 Trabalho: Seletividade da violência Policial Militar em Porto Alegre.
Autor: Maurício Bastos Russo mauricio.russo@ufrgs.br

3 Trabalho: O Congresso Nacional e o caso João Hélio: a repercussão de um crime no Parlamento Brasileiro.
Autor: José Cleyton Vasconcelos Monte cleytonufc@hotmail.com

4 Trabalho: Sertão dilacerado: a guerra dos Feitosas e dos Montes.
Autor: José Raulino raulino_chaves@yahoo.com.br

5 Trabalho: Violência contra a mulher: uma trajetória histórica das políticas públicas.
Autora: Silvana Maria Pereira Cavalcante silvanapcavalcante@hotmail.com
Co-autora: Aline Freitas Dias Pinheiro alinefreitas64@gmail.com

6 Trabalho: Relações conflituosas: práxis da psicologia jurídica no juizado da mulher de Fortaleza.
Autoras: Luciane Domingues Maia luciane_dm@hotmail.com
Maria do Socorro Fagundes socorrofagundes@hotmail.com
Roberta de Lima Sousa roberta_de_lima@hotmail.com

2ª Sessão – dia 26/03/2009 às 14h
Local: CETREDE – SALA 08

1 Trabalho: Sistema penal, uma falácia.
Autor: Alessandra Alfaro Bastos alessandra@mail.ufsm.br

2 Trabalho: A ressocialização de adolescentes em conflito com a lei: representações sociais sobre a liberdade assistida.
Autor: Alberto Barros Santos Filho albertosociologia@hotmail.com

3 Trabalho: Entre a punição e a ressocialização: interface entre as políticas de segurança pública e as medidas sócio-educativas para adolescentes em conflito com a lei.
Autora: Luiza Eridan Elmiro Martins de Sousa

4 Trabalho: As medidas sócio-educativas em meio aberto: uma proposta socioassistencial voltada à (re)construção de vínculos sociais de crianças e adolescentes em conflito com a lei, em Forquilha-CE.
Autora: Maria Isabel S. Bezerra Linhares isabelblinhares@yahoo.com.br
Nadja Rinelle de Oliveira nadjarinelle_234@hotmail.com
Claudia Santos Costa claudiasantoscosta@hotmail.com

5 Trabalho: Proteção especial e internalização de valores.
Autor: Roberto dos Santos da Silva sandmanperpetuo@hotmail.com / robertosdasilva@gmail.com
Co-autor: Domingos Abreu

6 Trabalho: A implantação e efetivação do núcleo de prevenção das violências e promoção da cultura de paz em Quixadá.
Autora: Juliana Fernandes jucacai@yahoo.com.br




GT4: RITUAIS, REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA
Coordenadores: Celina Lima e Ricardo Arruda


1ª Sessão – dia 25/03/2009 às 14h
Local: CETREDE – SALA 09

1 Trabalho: Formação policial militar e subjetividade em tempos de “Ronda”: perspectivas e
Considerações.
Autor: Anderson Duarte anderson.selva@hotmail.com

2 Trabalho: O conflito territorial entre índios e posseiros pensado a partir da prática do toré.
Autor: Gina Oliveira Dantas ginadantas@yahoo.com.br

3 Trabalho: Adolescentes em conflito com a lei: estudo sobre vulnerabilidades sociais e familiares.
Autor: Naylma Francisca Azevedo Maia

4 Trabalho: Criminalidade feminina.
Autora: Ítala Maria de Queiroz Maia italamaia@yahoo.com.br

5 Trabalho: Religião e dependência química: o uso da violência simbólica como instrumento terapêutico.
Autor: Rita Maria Paiva Monteiro

6 Trabalho: Estratégias em conflito na disputa eleitoral para a Prefeitura de Fortaleza em 2008
Autores: Deisyanne Ribeiro Lopes deisylopes@hotmail.com
Francisco Willams Ribeiro Lopes willams-ribeiro@hotmail.com
Rafaelle Leite de Souza rafaelleleite84@hotmail.com.



2ª Sessão – dia 26/03/2009 às 14h
Local: CETREDE – SALA 09

1 Trabalho: Dramas sociais e sociabilidades juvenis: as configurações das relações sociais no Colégio da Polícia Militar do Ceará.
Autora: Denise Camurça de Lima deniselimaufc@hotmail.com

2 Trabalho: Violência doméstica e familiar contra mulher: algumas reflexões.
Autora: Luísa Escher Furtado luisa_escher@yahoo.com.br

3 Trabalho: No Limiar da Paixão e do Ódio: uma análise sociológica do crime passional.
Autora: Fernanda Vieira Crisóstomo nandinhafvc@gmail.com

4 Trabalho: “Cobra o sangue!”: notas sobre o paroxismo e a ambigüidade da violência no filme Abril Despedaçado.
Autor: Igor Monteiro Silva monteiro_igor@yahoo.com.br

5 Trabalho: O cenário político-eleitoral de 2008 no distrito de Iguape: conflitos e rivalidades.
Autora: Letícia de Sousa Araújo leticia.araujo28@gmail.com


6 Trabalho: A convivência nas penitenciárias brasileiras: dominação, violência e conflitos sociais
Autora: Camila Santiago Bernardini milabernardini@yahoo.com.br

segunda-feira, 16 de março de 2009



Na próxima segunda feira, dia 23/03, às 13h, no programa Grande Debate do O Povo, apresentado pelo jornalista Ruy Lima, estarão presentes os professores do Laboratório de Estudos da Violência/UFC, César Barreira, Celina Lima, Luiz Fábio e o pesquisador Ricardo Arruda. Na ocasião, será abordado o tema referente ao aniversário de 15 anos do LEV.
Não percam!