domingo, 22 de fevereiro de 2009



CINE CLUBE DO LEV


Em breve estaremos divulgando notícias a respeito do Cine Clube do LEV.

Grupo de Estudos do LEV







GRUPO DE ESTUDOS DO LEV


O LEV tem um Grupo de Estudos concentrado em seus eixos de pesquisa: violência e conflitos sociais.

As reuniões do Grupo se realizam quinzenalmente, com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação, mediador e convidados que contribuem para a capacitação acadêmica e formação de novos pesquisadores.


O Grupo é interinstitucional e congrega estudantes do LEV, Grupo de Estudo da Conflitualidade e Violência (COVIO) e do Laboratório de Direitos Humanos e Cidadania (LABVIDA).


As reuniões do Grupo são mensais, realizadas todas as primeiras sextas feiras de cada mês, às 16h.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CONVITE SEMINÁRIO - CHAMADA PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

Violência e Conflitos Sociais: trajetórias de pesquisas

Estão abertas, até o dia 15 de março próximo, as inscrições para seleção de propostas de trabalhos a serem apresentados no Seminário “Violência e Conflitos Sociais: trajetórias de pesquisas”, que se realizará na Universidade Federal do Ceará, de 24 a 27 de março, em virtude das comemorações dos 15 anos do LEV – Laboratório de Estudos da Violência.

O evento terá a participação de pesquisadores nacionais e internacionais que irão proferir conferências e promover debates em mesas redondas.

Os interessados em apresentar trabalhos, devem encaminhar suas propostas na forma de resumos com até 900 caracteres, contendo nome do autor, e-mail, título do trabalho e palavras chaves.

Todas as propostas deverão ser enviadas para o endereço eletrônico do LEV –

lev@ufc.br, indicando o nome do GT de interesse. Aquelas que forem aceitas para a composição dos GT’s, serão divulgadas no blog do LEV, http://levufc.blogspot.com/, a partir de 20 de março. As ementas dos GT’s estão disponíveis no blog.

GT 1: Narrativas, imagens, práticas e construção social da violência
Coordenadores: Geovani Freitas (UECE) e Luiz Fábio Paiva (UFC)

Refletir sobre como o fenômeno da violência é construído socialmente, produzido e reproduzido mediante narrativas, imagens e práticas é a intenção deste Grupo de Trabalho. Objetiva-se criar um diálogo em torno da temática da violência e de suas múltiplas manifestações no mundo contemporâneo. Destarte, serão contemplados trabalhos em torno tanto das práticas socialmente reconhecidas como violentas quanto às narrativas que emprestam sentido as representações experiências atuais da violência nos mais diversos espaços sociais. Ademais, objetiva-se pensar como a violência é apropriada como recurso imagético, estético e cultural nos mais variados espaços comunicativos de interação, integração, socialização e sociabilidade.


GT 2: Controle social e espaços institucionais
Coordenadores: Élcio Batista (UFC), Thiago Rocha (UFC) e Robson Carvalho (UFC)

Este GT pretende contribuir para a análise dos significados da relação entre Estado e Sociedade para a democracia no Brasil, tendo como foco a questão do controle social, do monopólio da violência e da defesa dos direitos humanos. Para tanto, é objetivo a discussão de temas relacionados às formas de administração de conflitos sociais e controle do comportamento social desenvolvidos pelas instituições de segurança pública e justiça criminal. Procura-se incentivar a mobilização de diferentes estratégias de investigação e de construção do objeto, neste que se configura um campo de preocupações a diversas disciplinas.


GT 3: Sociabilidades, socialidades e redes sociais
Coordenadores: Camila Holanda (UFC) e Leonardo Sá (UFC)

Este GT pretende promover a discussão sobre formas e espaços de sociabilidade, cujos conflitos apontem para relações sociais que se pensam, se organizam e interagem a partir das ressonâncias simbólicas da violência, ou seja, orientadas para e/ou pelos valores e práticas culturais onde conflitualidade e violência se alternam na produção da
vida social. Pretende-se reunir trabalhos que busquem transversalidade metodológica em torno de objetos e problemas construídos a partir do enfoque das redes sociais, das sociabilidades e formas violentas da socialidade. Busca-se a diversidade de temas como possibilidade de diálogos intelectuais que permitam intensificar metodologicamente modos de invenção conceitual e potencializar discussões sobre as relações entre categorias analíticas e categorias sociais no universo da pesquisa social dedicada aos estudos da violência.

GT 4: Rituais, representações e práticas de violência
Coordenadores: César Barreira (UFC), Celina Lima (UFC) e Ricardo Arruda (UFC).

O objetivo deste grupo de trabalho é proporcionar discussões que conduzam a uma percepção teórica mais apurada dos rituais, representações sociais e práticas de violência. Buscar-se-á reunir pesquisadores e estudantes com inserções acadêmicas diferenciadas, que estejam desenvolvendo investigações sobre a violência e suas múltiplas configurações.

* Serão emitidos certificados de participação de trabalho em GT ou de ouvinte

** Taxas de inscrição: 5,00 reais estudantes graduação e 10,00 reais pós-graduação ou profissionais

*** Trabalhos enviados a um GT poderão ser remanejados a outro, de acordo com a avaliação dos coordenadores e a o número de participantes